segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Gabarito oficial do Enem deve ser divulgado na terça-feira


Mesmo depois da maratona de dois dias de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o nervosismo ainda domina muitos dos candidatos que aguardam ansiosos pela divulgação dos resultados, no dia 4 de janeiro do ano que vem. Entretanto, o gabarito que permite ao candidato ter uma noção do seu desempenho deve ser divulgado na terça-feira (25), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

"Fica uma ansiedade de saber quanto foi que você tirou", ressaltou Edney Antonio, 24 anos, promotor de vendas que fez a prova na expectativa de conseguir uma bolsa de estudos para o curso de moda.

Antes mesmo do gabarito oficial, estudantes como Fernanda Carriel pretendem conferir suas respostas com as divulgadas por cursinhos preparatórios. "Acertei 68 questões", comemora a estudante de 17 anos que está concluindo o ensino médio sobre a pontuação da prova de ontem - que tinha 90 questões. Ela diz que vai esperar o resultado final com ansiedade, mas está confiante. "Hoje foi mais fácil, me dei melhor com matemática e português".

Para a estudante do 2º ano do ensino médio, Laura Antonelli, o mais difícil vai ser controlar a ansiedade dos pais sobre o resultado. "Eles falam que eu não deveria ter feito só de brincadeira, sem ter estudado", comentou a jovem que pretende fazer hotelaria ou turismo, pensando na expansão do setor com a Copa e as Olimpíadas que serão realizadas no Brasil.

No entanto, a expectativa e o nervosismo em torno do resultado não são regra. Ana Cláudia Matheus, por exemplo, acredita que saberá quanto foi a sua pontuação no momento certo. "Vou dormir à noite, quando tiver que sair [o resultado], sai", diz a estudante de 19 anos que contou com a sorte para resolver as questões mais difíceis. "Algumas questões de matemática, com o texto muito grande eu nem li direito, chutei", conta a jovem que tem trevos de quatro folhas tatuados nas costas, mas não está tão segura da efetividade do amuleto, feito há apenas três meses. "Espero que me ajude, essa é a primeira prova que faço com eles."
* Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: